Design e avaliação de interfaces humano-computador
Abaixo estão os assuntos que são cobertos nesse livro:
O que é interação/interface humano-computador
Introdução
Interface humano-computador
Uma primeira definição de interfaces
Evolução de interfaces e sua conceituação
Metáforas de interfaces
Interação humano-computador
Desafios de IHC
Objetivos de IHC
A multi(inter) (trans) disciplinaridade em IHC
Princípios de design
Partindo dos objetos que nos cercam
Usabilidade de sistemas computacionais
Usabilidade na web
Interfaces internacionais
Referências
Fundamentos de fatores humanos em IHC
Introdução
A psicologia da interação humano-computador
Uma teoria clássica para o processamento de informação no homem
O sistema perceptual
O sistema motor
O sistema cognitivo
Mecanismos da percepção humana
As bases neurais da memória humana
O modelo GOMS
Modelos mentais
Referências
Paradigmas da comunicação humano-computador e o design de interfaces
Introdução
Engenharia cognitiva
Manipulação direta
Modelos do design de software
Engenharia de usabilidade
O uso de guidelines em design
Metáforas no design de interfaces
Olhando mais de perto o assunto
Como gerar metáforas adequadas na interface
Design baseado em cenários
Design participativo
Métodos etnográficos em design de interfaces
Observação direta ou indireta?
Semiótica em sistemas computacionais
Referências
Avaliação de interfaces
Introdução
Objetivos da avaliação
Inspeção de usabilidade
Objetivos da inspeção
Métodos de inspeção
Avaliação heurística
Como conduzir uma avaliação heurística
Ex. de problemas encontrados na avaliação heurística
Graus de severidade
Características de problemas de usabilidade encontrados pela avaliação heurística
Percurso cognitivo
Uma primeira descrição
Descrição detalhada do procedimento de percurso
Definindo as entradas para o percurso - fase preparatória
Percorrendo as ações - fase de análise
Registro da informação durante a avaliação
Estórias de sucesso e estórias de fracasso
Exemplos de estórias de sucesso
Características comuns de sucessos
Exemplos de estórias de fracassos
Como usar resultados do percurso para corrigir problemas
Escopo e limitações do método
Teste de usabilidade
Objetivos e plano de teste
Etapas de um teste
Pensando em voz alta
Medidas de performance
Considerações finais
Referências
Perspectivas das interfaces humano-computador - o advento de uma nova computação
Introdução
Um pouco de história
O ciclo de vida da tecnologia
Da computação para a comunicação
Acesso universal à tecnologia computacional
A problemática da tecnologia atual
Haveria uma solução mágica?
Por uma disciplina de design de software ou design da interação
Referências
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